Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no modelo de artigo no menu Submissão.

Diretrizes para Autores

O Brazilian Journal of Agribusiness  - BJOA apresenta nesta guia todas as orientações e políticas relacionadas ao processo de submissão de manuscritos, conforme seu fluxo editorial.

Modalidades de Submissão

O BJOA aceita submissões em três modalidades distintas:

1.Comunicações

Objetivo: espaço destinado à divulgação de trabalhos de caráter atual, com leitura objetiva, rápida e acessível.

Critério de enquadramento: manuscritos entre 4 e 8 páginas, independentemente do tema, serão automaticamente classificados nesta categoria.

Tipos de contribuições aceitas:

Artigos curtos

Relatos de experiência

Notas científicas

Revisões bibliográficas ou documentais

Procedimentos de submissão: O(s) autor(es) deve(m) escolher um dos eixos temáticos abaixo e garantir que o conteúdo do artigo esteja alinhado à temática selecionada. O(s) autor(es) deve(m) baixar os Documentos Obrigatórios para Submissão. Preencher, assinar e anexar no momento da submissão, no site.

Importante: A ausência de qualquer um dos documentos exigidos resultará na recusa integral do manuscrito.

2.Artigos Completos

Critério de enquadramento: manuscritos entre 12 a 20 páginas.

Procedimentos de submissão: O(s) autor(es) deve(m) escolher um dos eixos temáticos abaixo e garantir que o conteúdo do artigo esteja alinhado à temática selecionada. O(s) autor(es) deve(m) baixar os Documentos Obrigatórios para Submissão. Preencher, assinar e anexar no momento da submissão, no site.

Importante: A ausência de qualquer um dos documentos exigidos resultará na recusa integral do manuscrito.

3.Publicações de Resumos e Resumos Expandidos em Anais de Congressos, Seminários e Eventos.

Critério de enquadramento: resumos e resumos expandidos.

Procedimentos de submissão: O coordenador do evento deverá entrar em contato com o editor-chefe para realizar a submissão dos resumos. O evento deverá estar alinhado à temática do periódico. O coordenador deverá baixar os Documentos Obrigatórios para Submissão. Preencher, assinar e anexar no momento da submissão, no site.

Importante: A ausência de qualquer um dos documentos exigidos resultará na recusa da submissão.

Eixos Temáticos

1.Economia – Análise dos mecanismos econômicos que estruturam os mercados agroindustriais, incluindo estratégias de precificação, comercialização e inserção internacional dos produtos agroalimentares.

2.Marketing nos Sistemas Agroalimentares – Investigação das tendências e dinâmicas do consumo de alimentos, percepção de valor, estratégias de comunicação de valor, preferências dos consumidores e suas implicações para o desenvolvimento sustentável das cadeias agroalimentares. Inclui, ainda, estudos sobre identidade e sustentabilidade das marcas no contexto agroalimentar contemporâneo.

3.Gestão e Estratégia em Sistemas Agroindustriais – Análise de dinâmicas organizacionais, redes de cooperação, governança e modelos de gestão voltados à competitividade, à resiliência e à sustentabilidade das organizações agroindustriais.

4.Inovação e Criação de Valor em Sistemas Agroalimentares – Investigação das estratégias e práticas inovadoras que fortalecem as cadeias produtivas, promovem o desenvolvimento territorial e geram valor compartilhado entre produtores, empresas e consumidores sob múltiplas dimensões.

5.Agronegócio, Sustentabilidade e Transformação Tecnológica – Estudo sobre a incorporação de tecnologias emergentes e práticas sustentáveis que impulsionam a transição para modelos produtivos responsáveis, conciliando inovação, eficiência e conservação ambiental no setor agroindustrial.

6.Políticas Públicas, Planejamento e Desenvolvimento Territorial – Estudo de mecanismos de formulação e avaliação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural, regional e territorial; integração entre Estado, sociedade civil e setor produtivo.

7.Agricultura Familiar, Empreendedorismo e Segurança Alimentar – Discussão sobre políticas públicas, certificações, mercados locais, inovação social e práticas de gestão que fortalecem a agricultura familiar como base para o desenvolvimento rural inclusivo e sustentável.

8.Tecnologia, Inovação e Digitalização no Agronegócio – Abordagem sobre a transformação digital e o uso de tecnologias inteligentes aplicadas à rastreabilidade, à eficiência operacional e à sustentabilidade de processos produtivos e cadeias agroindustriais.

9.Meio Ambiente, Clima e Desenvolvimento Sustentável – Reflexões sobre a gestão racional dos recursos naturais, o uso de energias renováveis, a mitigação das mudanças climáticas e a promoção de modelos produtivos ambientalmente equilibrados.

10.Governança e Sustentabilidade em Cadeias Produtivas – Estudo das dimensões ética, econômica, social e ambiental da sustentabilidade; práticas de governança colaborativa, certificação, responsabilidade corporativa e parcerias institucionais nas cadeias de valor.

11.Nutrição – Segurança alimentar e nutricional; identidade e práticas sociais associadas a alimentos.

12.Direito e Regulação no Agronegócio – Estudo sobre os aspectos jurídicos do agronegócio e das relações de consumo de alimentos, abrangendo regulação das cadeias agroindustriais, contratos agrários, responsabilidade ambiental, instrumentos legais de sustentabilidade e equidade nas transações agroalimentares.

Condições para Submissão

Antes de submeter o manuscrito, os autores devem garantir que:

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada por outro periódico.

O manuscrito está sem identificação de autoria no modelo exigido.

Todos os modelos obrigatórios (em português, inglês ou espanhol) foram preenchidos corretamente e seguem as normas do periódico.

O arquivo do artigo está em formato Microsoft Word.

O texto segue as normas de formatação, estilo e citação previstas no modelo do periódico e no Manual de Boas Práticas Editoriais.

Conflitos de interesses devem ser declarados.

Em casos de pesquisas com seres humanos, animais ou populações sensíveis, os procedimentos éticos foram observados e a aprovação do comitê de ética está informada.

Todos os autores concordam com a submissão e se responsabilizam pela integridade do conteúdo apresentado.

Documentos Obrigatórios para Submissão

Os autores devem acessar a seção Políticas e Diretrizes. Abaixo estão disponíveis os modelos padronizados, conforme os procedimentos estabelecidos no Manual de Boas Práticas Editoriais da ELGI Publishing.

1. Modelo de Artigo (Template)

Contém todas as diretrizes sobre formatação, tabelas, figuras, citações e referências.

Envio em formato WORD.

[Português] | [Inglês] | [Espanhol]

2. Declaração de Autoria: deve ser baixada, preenchida, assinada, digitalizada em PDF e anexada à submissão.

[Português] | [Inglês] | [Espanhol]

3. Declaração de Conflito de Interesse: obrigatória mesmo que não haja conflitos. Deve ser baixada, preenchida, assinada, digitalizada em PDF e anexada à submissão. Em caso positivo, deve-se anexar comprovação em PDF como documento suplementar.

 [Português] | [Inglês] | [Espanhol]

4. Declaração de Procedimentos Éticos: Declara que a pesquisa apresentada foi conduzida em conformidade com princípios éticos (deve conter o número do protocolo e a anuência do comitê de ética em caso de experimentos envolvendo humanos ou animais). Deve ser baixada, preenchida, assinada, digitalizada em PDF e anexada à submissão.

 [Português] | [Inglês] | [Espanhol]

5. Declaração de Uso de Dados: Obrigatória para o tratamento de dados fornecidos pelo BJOA. Deve ser baixada, preenchida, assinada, digitalizada em PDF e anexada à submissão.

 [Português] | [Inglês] | [Espanhol]

Sobre a Submissão

O manuscrito deve ser enviado em formato WORD.

As declarações obrigatórias preenchidas, assinadas e escaneadas. Salvas em formato PDF.

Arquivos fora do padrão do periódico (sem cabeçalho, normas inadequadas etc.) serão rejeitados sem avaliação.

Após a aceitação do manuscrito para a publicação, será necessário efetuar o pagamento da Taxa de Processamento de Artigo (TPA).

Taxas de Processamento de Artigos (TPA)

O BJOA adota o modelo de acesso aberto completo, sem custos para o leitor. A publicação, manutenção e disseminação dos artigos envolve despesas, cobertas pela Taxa de Processamento de Artigo (TPA).

O que a TPA cobre?

Gestão editorial e administrativa

Manutenção do sistema online e do site

Indexação em bases científicas

Atribuição de DOI (Identificador Digital)

Comprovante de Pagamento da TPA

O autor deverá enviar um e-mail para o submission@elgipublishing.com com o seguinte formato:

Assunto: Comprovante de Pagamento TPA - BJOA

Corpo do e-mail: anexar o comprovante, informar o nome completo do autor correspondente e o título do artigo e número de submissão.

Valores e formas de pagamento

Os valores da TPA estão na Guia Taxas.

Pagamentos via PayPal têm acréscimo de taxa do serviço e impostos.

Países atendidos pelo PayPal: https://www.paypal.com/us/webapps/mpp/country-worldwide

Transferências bancarias internacionais podem ter impostos pagos pelo autor.

No Brasil, há a opção de pagamento via PIX.

Descontos na TPA

Autores residentes e afiliados a instituições localizadas em países de baixa renda (segundo o Banco Mundial) possuem desconto na TPA.

A elegibilidade é válida apenas quando todos os autores atendem a esse critério.

Lista de países de baixa renda feita pelo Banco Mundial está na Guia Taxas. Link: https://blogs.worldbank.org/en/opendata/world-bank-country-classifications-by-income-level-for-2024-2025 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Mais detalhes, acesse a nossa Política de Privacidade