Política de Ética

A ética na publicação científica é um pilar essencial da comunicação acadêmica. A publicação de artigos em periódicos revisados por pares transcende a simples disseminação de informações — ela contribui para a construção de uma rede de conhecimento sólida e respeitada, evidenciando a qualidade da pesquisa desenvolvida por autores e pelas instituições que os apoiam.

Diante disso, é fundamental estabelecer padrões éticos e claros para todos os envolvidos no processo editorial, como autores, editores, revisores e a comunidade científica como um todo.

O Brazilian Journal of Agribusiness – BJOA segue uma política de ética, fundamentada nos preceitos estabelecidos pela COPE (Committee on Publication Ethics).

Tutela do Registro Acadêmico

Estas diretrizes foram elaboradas com o objetivo de apoiar os esforços significativos realizados por editores e revisores — voluntários — na preservação da integridade do registro acadêmico. Embora os códigos de ética se concentrem, por vezes, na prevenção de infrações, o bom funcionamento do sistema editorial atesta a seriedade da prática científica.

O BJOA assume com responsabilidade o seu papel como guardião do registro acadêmico, registrando artigos e implementando políticas que asseguram a integridade dos conteúdos publicados.

Compromisso com a Ética Editorial

O BJOA adota políticas e procedimentos éticos que orientam editores, revisores e autores, em conformidade com as melhores práticas do setor. O BJOA trabalha em colaboração com outras editoras e associações para manter elevados padrões éticos, prevenindo equívocos, falhas e retratações quando necessário.

Independência Editorial

O BJOA está comprometido em garantir que fatores comerciais — como publicidade ou qualquer outra fonte de receita — não interfiram nas decisões editoriais.

Apoio a Pesquisadores em Início de Carreira

O BJOA oferece suporte técnico, capacitações e orientações específicas sobre ética em publicação científica, com atenção especial a pesquisadores em início de carreira.

Melhores Práticas Editoriais

O BJOA segue integralmente as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), adotando o seu código de conduta e boas práticas. O processo editorial inclui revisão por pares duplo-cega e rigorosos critérios éticos. Questões como plágio, falsificação de dados, manipulação de imagens ou autoria indevida são tratadas com política de tolerância zero.

Responsabilidades Éticas dos Autores

Os autores que submetem trabalhos ao BJOA devem observar os seguintes princípios:

  1. Declarar quaisquer potenciais conflitos de interesse no momento da submissão.
  2. Apresentar os resultados de forma precisa e discutir de maneira objetiva a relevância das descobertas.
  3. Descrever dados e métodos com detalhes suficientes para permitir a replicação do estudo.
  4. Disponibilizar os dados brutos sempre que possível. Caso não sejam publicados, devem estar acessíveis para revisores e editores mediante solicitação.
  5. Caso de erros ou imprecisões sejam identificados após a publicação, os autores devem comunicar imediatamente a equipe editorial.
  6. O manuscrito não deve conter material previamente publicado, exceto com a devida permissão legal e citação adequada.
  7. Submissões simultâneas a outros periódicos não são permitidas.

Casos de má conduta científica são tratados com rigor. A equipe editorial investiga as denúncias, podendo acionar as instituições envolvidas e tomar medidas corretivas ou punitivas conforme necessário.

Ética em Pesquisa

Pesquisas com Animais

Os trabalhos que envolvam o uso de animais devem seguir normas institucionais, nacionais e internacionais de bem-estar animal. Os estudos devem ser previamente aprovados por um Comitê de Ética no Uso de Animais. Após a seção de Conclusões, deve constar a seguinte declaração:

“Os procedimentos de cuidado e manejo dos animais seguiram as diretrizes do Comitê de Ética sobre o Uso de Animais em Experimentos. (Inserir o nome do comitê e número do parecer)."

 Pesquisas com Seres Humanos

Os estudos que envolvam seres humanos devem obter aprovação prévia de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e consentimento informado por escrito dos participantes. Após as Conclusões, deve-se incluir a seguinte declaração:

“Confirmo que obtive todos os consentimentos exigidos pela legislação aplicável para a publicação de dados pessoais ou imagens de participantes da pesquisa. A pesquisa foi aprovada pelo (inserir nome do comitê e número do parecer). Comprometo-me a fornecer ao BJOA cópias dos documentos comprobatórios, caso sejam solicitados.”

Todas as submissões envolvendo pesquisa clínica ou com humanos serão avaliadas pela equipe editorial para assegurar a conformidade com estas exigências. O não cumprimento poderá resultar na rejeição do manuscrito.

Notas Importantes:

Para garantir anonimato e confidencialidade do(s) autor(s), durante a etapa de avaliação, o editor irá omitir para os revisores, o número do processo e o nome do comitê de ética. Apenas constará que o autor obteve aprovação de um Comitê de Ética.

Caso o manuscrito seja aprovado para publicação, estas informações (número do processo e o nome do comitê) serão divulgadas no campo Considerações Éticas. Este procedimento será aplicado somente para pesquisas envolvendo estudos com animais ou humanos.